O que diz a profissional dentista Caroline Bittencourt (de Vila Velha-ES)que é especialista em harmonização facial, odontologia estética, ortodontia e odontologia do sono.
Segundo ela, “Após dois anos de pandemia, as pessoas estão cansadas de usar máscara. Agora com a não obrigatoriedade do item em algumas cidades do Espírito Santo e outros estados, todos voltarão a ver a expressão e o sorriso do outro. Há uma preocupação com a qualidade e beleza do sorriso e também uma reflexão do quanto é importante ver o rosto, as expressões e o sorriso do próximo”.
"Existem alguns estudos que falam sobre isso. O sorriso impacta na qualidade de vida das pessoas, elas tendem a ter um emprego melhor. Geralmente as pessoas que não tem um sorriso bonito possuem autoestima baixa e isso impacta na qualidade de vida delas. Nesses dois anos, mesmo com a obrigatoriedade da utilização da máscara, nós tivemos por outro lado o aumento do efeito zoom, uma alta procura por tratamentos estéticos nesse período. Muitos não puderam viajar, muitos ficaram em casa e passaram a gastar com procedimentos estéticos. Quando a pandemia começou foi até uma preocupação no setor odontológico, como ficaria, mas teve um aumento de fluxo, porque as pessoas passaram a se enxergar mais nas telas e reuniões online. Tivemos um aumento na procura e não diminuição", disse Caroline.
Ela explicou que "realmente o sorriso é muito importante, é o nosso cartão de visitas. A primeira coisa que a pessoa olha é o sorriso, com certeza é um fator determinante na beleza. Sem um sorriso bonito a pessoa não tem a beleza dela no conjunto."
Caroline relata aos leitores como ter um sorriso bonito: "temos a parte da ortodontia, dentes mais alinhados deixam o sorriso mais harmônico, tendem a alinhar mais o rosto, assim como o clareamento, dentes claros iluminam o rosto, deixam o sorriso mais bonito. Hoje temos os iluminados cerâmicos, que são as lentes, facetas, que em muitas vezes conseguimos mudar o sorriso em duas semanas. Tem várias formas de se melhorar o sorriso, para cada paciente temos uma indicação, depende do caso. As vezes só um clareamento é suficiente, as vezes precisamos melhorar o posicionamento dos dentes e quando o formato do dente não é bom ou se a gente precisa utilizar de procedimentos mais invasivos, como as lentes e facetas."