1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Vepema Participa de Mutirão em Escolas de VV Contra Aedes Aegypti

enviar por email

03/03/2016

Por: Redação*

Um mutirão composto por pessoas que cumprem penas alternativas está realizando ações de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas de Vila Velha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a 7º Vara Criminal de Vitória (Vepema) e a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed).

São de 10 a 15 prestadores de serviço que, aos sábados, capinam, limpam e descartam móveis quebrados e entulhos dos espaços das escolas e seu entorno. Em quatro meses de atuação, já foram realizados 16 mutirões que atenderam 12 escolas.

O objetivo é eliminar as possíveis áreas de reprodução do mosquito que transmite os vírus da Dengue, do Zika e da frebre Chikungunya.

As escolas foram definidas pela Secretaria de Educação que, após avaliar as áreas de maior vulnerabilidade, definiu a região da Grande Terra Vermelha como área inicial de atuação.

Já os apenados são selecionados por triagem realizada pelo serviço psicológico da Vara, e contam com transporte fornecido pela Semed até o local da limpeza. Só recebem a pena alternativa aqueles que praticaram pequenos delitos.

Segundo o coordenador da Seção de Fiscalização de Penas e Medidas Alternativas da Vepema, Bruno de Oliveira Fabres, os mutirões surgiram em caráter experimental, mas já têm previsão de expansão. Eles passarão a existir também durante a semana, atendendo a crescente demanda por parte dos diretores das escolas.

Para o Juiz da Vepema, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, quando a pena do prestador de serviço se converte em beneficio social, a sociedade entende, aprova e apoia. O magistrado destaca também o efeito didático da prestação do serviço, que melhora perceptivelmente a autoestima dos apenados.

A Vepema é responsável por executar penas restritivas de direito, sendo a grande maioria de prestação de serviços à comunidade. A Vara realiza convênios com órgãos públicos ou instituições da sociedade civil sem fins lucrativos desde que foi criada, em 2001.

As escolas de Vila Velha que desejam receber a visita do mutirão podem entrar em contato com a Semed pelo telefone (27) 3388-4337 ou pelo email lzsuman@edu.vilavelha.gov.br.  Com Informações da Imprensa do TJES.

 
Antes com os entulhos e depois da limpeza.



Arranjos Produtivos Promove Seminário em Rio Novo do Sul

Projeto buscará impulsionar cacau, café, cítricos e agroturismo na cidade que já é um importante polo agroindustrial...


Não Faz Sentido: Cientistas Descobrem Rios e Lagos “que Não Deveriam Existir”

Segundo o estudo, nove formações de água não seguem o fluxo convencional nem os princípios da hidrologia ...


Entenda Como Acontece a Escolha do Novo Papa

O Vaticano confirmou na madrugada da segunda-feira (21/4) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, às 4h30m...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


Ver mais