1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Projeto Estuda Obtenção de Bio-óleo a Partir do Lixo

enviar por email

18/04/2019

Da: Redação*
 
Profissionais do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a empresa Bioware, desenvolveram um projeto que estuda a produção de óleos a partir da pirólise de resíduos sólidos urbanos (RSU). Resíduos alimentares, papel, papelão e plástico foram utilizados em escala laboratorial para estudar o processo a partir da variação da fração dos materiais pirolisados e conhecer a composição e as características dos óleos obtidos.
 
A pirólise consiste na transformação termoquímica de compostos orgânicos, como biomassa e RSU, em outras substâncias através do aquecimento na ausência de oxigênio, e é hoje uma das opções consideradas para o tratamento de resíduos. Marcelo Aparecido Mendonça, chefe do laboratório e um dos coordenadores do projeto, explica que os materiais foram utilizados primeiramente isolados, e depois misturados entre si para processamento no reator. Ao todo, foram feitos 27 processos diferentes.
 
“O resíduo sólido urbano é muito heterogêneo no Brasil. A ideia foi entender qual a qualidade do bio-óleo obtido a partir de cada composição dos resíduos e suas misturas. Também conseguimos criar uma equação para estimar o rendimento e o potencial energético do óleo a partir das porcentagens dos resíduos na mistura pirolisada, pensando em eficiência de processo”, explica Mendonça.
 
Cada amostra de bio-óleo passou por uma caracterização ao final do processo, considerando diversos parâmetros, que servem sobretudo para estabelecer comparações com os óleos já existentes no mercado. A pirólise do polipropileno e do poliestireno, dois tipos de plástico, produziu óleos com maior potencial energético que as outras misturas, por serem derivados do petróleo - as características foram semelhantes às de um combustível automotivo. A utilização do poliestireno junto a outros tipos de resíduo - como papel e papelão - também aumentou a qualidade do bio-óleo produzido.
 
Quer saber mais sobre o projeto? Leia a matéria completa clicando aqui.
 
------------------------------------------------
 
O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.
 
Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do IPT.

 
Flávio Freitas
flaviosf@ipt.br
(11) 3767-4720

 

Arranjos Produtivos Promove Seminário em Rio Novo do Sul

Projeto buscará impulsionar cacau, café, cítricos e agroturismo na cidade que já é um importante polo agroindustrial...


Não Faz Sentido: Cientistas Descobrem Rios e Lagos “que Não Deveriam Existir”

Segundo o estudo, nove formações de água não seguem o fluxo convencional nem os princípios da hidrologia ...


Entenda Como Acontece a Escolha do Novo Papa

O Vaticano confirmou na madrugada da segunda-feira (21/4) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, às 4h30m...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


Ver mais