1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Caixa De Pandora

enviar por email

27/03/2017

Pandora é termo de origem grega, que significa “a que possui tudo”, “a que tudo dá” e “a que tudo tira”. Foi a primeira mulher, de extrema beleza, que chegou na Terra, e que, ao casar-se, ganhou um presente que restou intitulado de “Caixa de Pandora”, que continha todos os males possíveis, exceto a esperança, que se alojava no fundo. A noiva, impelida pela curiosidade, abrindo a mencionada caixa, lançou todos os males sobre a Humanidade.

Tal artefato da mitologia grega me remete a uma verdadeira “Caixa de Pandora” que foi aberta, sobretudo,ao decretrar-se o Impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff, pois, a partir daí, começou a vir à tona a podridão produzida e acumulada no submundo da nossa decadente Política, que, de Ciência, que era, transformou-se em Organização Criminosa, que, por enquanto, é revelada por 35 Partidos Políticos, que, em vez de ideologias, encartam interesses, em regra, escusos, espúrios, posto que giram em torno de fundo partidário, de horário gratuito (que é regiamente pago!), de emendas parlamentares, de cargos e empresas públicos e de Ministérios: papel ilícito de moedas de troca: “toma lá; dá cá”! 

Procurando sintentetizar o mito grego acima exposto, entendo que, se não tudo, muito daquilo que o Brasil possuía no âmbito do Poder Públlico para beneficiar, sobretudo, a população mais necessitada, foi objeto de rapinagem, de subtração ilícita, perpetrada exatamente por aqueles aos quais o eleitorado brasileiro havia conferido o irrenunciável dever de bem administrar a coisa. Mais uma vez, ledo engano!

Irrefutavelmente, da referida Política decadente dimanam as seguintes consequências que  afetam negativamente a vida dos brasileiros, sobretudo a vida dos mais humildes: 1) - em termos de violência, o  Brasil ocupa o 15º lugar no ranking mundial, havendo 60 mil homicídios anuais; 2) - em termos de ducação, é o 60º entre 76 países pesquisados; 3) - em corrupção, é o 79º  entre 176 países; 4) - em desemprego, é 7º maior do mundo, com 12,3 milhões de desempregados; 5) - em IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - é o 75º no planeta; 6) – relevo o "Mensalão",o "Petrolão"e a ‘Carne Fraca”..

Sempre que ocorre negligência, especialmente por inobservância de princípios éticos, morais, legais e constitucionais, inevitavelmente, a maioria da população perde a confiança nos seus representantes. Entretanto, é preciso que nos lembremos de que, no fundo da “Caixa de Pandora”, havia esperança, em razão do que, por muitos e maiores que sejam os males que nos afligem, jamais deveremos ficar anestesiados, inertes, cedendo mais espaço aos maus dirigentes. 

Deveremos, isto sim, ir para as ruas, seguindo a democrática lição que nos legou o saudoso Ulisses Guimarães, ex-Deputado Federal por São Paulo e ex-Presidente da Constituinte de 1988, vazada nestes expressivos termos: “A única coisa que mete medo em político é o povo na rua".

Concluo, reiterando o que, por muitas vezes, preguei alhures, consistente em que não basta sermos honestos e dizermos que somos honestos; é preciso, ainda, combatermos a desonestidade, sob pena de sermos coniventes com as ilicitudes, que, com muita frequência, ocorrem em torno de nós.

Salvador Bonomo
Ex-Deputado estadual e Promotor de Justiça inativo
Vitória, ES, 21.03.2017.


Arranjos Produtivos Promove Seminário em Rio Novo do Sul

Projeto buscará impulsionar cacau, café, cítricos e agroturismo na cidade que já é um importante polo agroindustrial...


Não Faz Sentido: Cientistas Descobrem Rios e Lagos “que Não Deveriam Existir”

Segundo o estudo, nove formações de água não seguem o fluxo convencional nem os princípios da hidrologia ...


Entenda Como Acontece a Escolha do Novo Papa

O Vaticano confirmou na madrugada da segunda-feira (21/4) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, às 4h30m...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


Ver mais