1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

As Pedaladas

enviar por email

19/10/2015 - por Salvador Bonomo

      A Semântica é importante capítulo da nossa Gramática que tratado significado das palavras, em cujo contexto se situam a denotação e a conotação. A palavra denota, quando encerra significado original, real, objetivo. Exemplo: a Presidente Dilma Rousseff, toda manhã, costuma dar umas pedaladas em sua bicicleta. A palavra conota, quando o seu significado é simbólico, figurado, subjetivo.Exemplo: A Presidente Dilma adquiriu, também, o hábito de usar as chamadas “pedaladas fiscais”, que são artifícios contábeis idealizados pelo seu Governo, consistentes no uso de Bancos públicos para cobrir certas despesas da União, o que é expressamente proibido pelas leis e pela própria Constituição Federal.

      Se não bastasse o fato de Dilma ter dito, certa feita, que “se faz o diabo” no decorrer de campanhas políticas, como realmente o fez no decurso da sua última(2014) à Presidência da República –muitas promessas vãs, mentiras diversas e deslavadas, utilização de verbas propinadas junto à Petrobras, e repassadas ao Partido dos Trabalhadores e respectiva à “base aliada”, especialmente por intermédio do seu tesoureiro, João Vaccari Netto, que, aliás, por isso mesmo,encontra-se preso, em virtude do que Dilma foi derrotada por 5X2 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão que determinou a abertura de ação para que seja apurada a influência do poder econômico na referida campanha – as últimas contas (2014) do seu Governo foram rejeitadas à unanimidade (8X0) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), especialmente por causa das mencionadas“pedaladas fiscais”, cujo parecer deverá influenciar, e muito,no julgamento do seu impeachment pelo Congresso Nacional.

      Urge ressaltar-se, ainda, que as citadas“pedaladas fisciais” encartam conduta ilícita, segundo previsões da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 36),do Código Penal (art. 359-A) e vedação da própria CF|88 (art. 85). Infelizmente, em razão de mentalidade patrimonialista –mistura, confusão entre interesse público e interesse privado - de que é eivada a nossa Cultura – parece ser normal que as pessoas aéticas usem e abusem de chantagens,chicanas ou métodos espúrios, sempre que estão perdendo o jogo: razão precípua dos frequentes chutes na canela e golpes abaixo da cintura.

      Foi exatamente isto que a Presidente Dilma determinou que seus assessores políticos e jurídicos fizessem, o que fizeram e o que continuam a fazer,para que ela possa continuar na Presidência, embora como simples Rainha da Inglaterra.

      Faz-se imperioso frisar-se, ainda, que a própria Presidente dissera que, durante“campanha, se faz o diabo”, quando, na verdade, desde o início do seu primeiro mandato, já colocava lenha na Caldeira do Inferno, e continuou a fazê-lo no segundo, o que gerou a atual crise de natureza política, econômica e moral, cujos efeitos são a inflação alta, o PIB negativo, os juros elevados, o desemprego crescente, a incompetência e corrupção generalizadas, a desconfiança, o descrédito e a estagnação:Caldeirão, em que Dilma se tosta e tosta, também, o País e o seu sofrido povo.

      Concluo, pregando que não basta sermos honestos e dizermos que somos honestos; é preciso, ainda, combatermos a desonestidade, sob pena de sermos coniventes com as ilicitudes que, com muita frequência, ocorrem em torno de todos nós. Por derradeiro, ouso conferir a palavra ao atual Ministro do Desenvolvimento Agrário, o Excelentíssimo Senhor Patrus Ananias, petista histórico, que, há pouco tempo, como que cunhando uma espécie de senha partidária, asseverou, sinteticamente, que: “Fraude, corrupção e violência fazem parte da condição humana”, quando, na realidade, ninguém nasce estelionatário, corrupto ou violento, pois, a meu modesto entender, são graves consequências da má formação do caráter de cada ser,a partir do nascimento.

Arranjos Produtivos Promove Seminário em Rio Novo do Sul

Projeto buscará impulsionar cacau, café, cítricos e agroturismo na cidade que já é um importante polo agroindustrial...


Não Faz Sentido: Cientistas Descobrem Rios e Lagos “que Não Deveriam Existir”

Segundo o estudo, nove formações de água não seguem o fluxo convencional nem os princípios da hidrologia ...


Entenda Como Acontece a Escolha do Novo Papa

O Vaticano confirmou na madrugada da segunda-feira (21/4) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, às 4h30m...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


A HISTÓRIA ENSINA (E COMO ENSINA)

Jânio Quadros teve uma carreira política meteórica. Elegeu-se presidente da República em 1960 com quase 6 milhões de votos (48,26% ...


Ver mais