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O Transporte Aquaviário no Brasil e no Espírito Santo

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21/01/2016 - por Paulo César Dutra

O transporte marítimo se caracteriza como um dos meios mais importantes para a Logística do Brasil. Apesar disto, o país não explora toda a sua capacidade neste setor. Aqui no Espírito Santo, o esse tipo de transporte foi extinto em 1994, o Estado decidiu contratar um novo projeto para a reativação do Sistema Aquaviário. Mas até o momento, nada foi oficializado.

A infraestrutura a nível nacional é deficiente nessa área, mas ainda assim transporta uma grande quantidade de produtos por esse meio de transporte. Esta quantidade seria muito maior se fosse investido mais neste setor.

Aqui no Estado, por falta de investimentos em terra, para suprir essa demanda no transporte coletivo,  o potencial para transporte aquaviário é extremamente subutilizado.

O que emperra este projeto, na verdade são as grandes empresas que integram o Sistema do Transcol na Grande Vitória, que não aceitam a integração do Sistema Aquaviário com o transporte coletivo por ônibus.

Em um país com uma rede hidroviária enorme e 9.198 km de litoral conta com apenas dezesseis portos de capacidade e duas hidrovias. Há necessidade de um grande investimento para atualizar e expandir o transporte aquático. Mas este seria entre outras formas recompensadas pelo numero de empregos criados, nas mais diferentes áreas referente a esse tipo de transporte, como, por exemplo, nos estaleiros, nos portos entre outros.

O transporte aquaviário no Estado pode ser considerado um importante fator estratégico, uma vez que possibilita uma maior integração, não apenas local e nacional, mas também com os outros países do Mercosul, contribuindo para a consolidação deste. Além de ser responsável por todas as nossas exportações a outros continentes, os portos brasileiros possuem baixa infraestrutura para suportar a demanda das trocas comerciais se comparado com outros sistemas portuários estrangeiros. 

O custo de embarque no Brasil é muito caro e ainda há muita burocracia. Para resolver este impasse, é necessária a aplicação de maiores investimentos. É perceptível a influência de ações governamentais nos investimentos, porém ainda não é suficiente se constatar o grande crescimento do desenvolvimento nacional com as deficiências dos meios de escoamento de produtos. Este quadro pode ser alterado se o país utilizar mais meios de exportação de produtos com menores gastos e de forma mais rápida para diminuir os preços.

O sistema portuário brasileiro, entre eles o do Espírito Santo,  também necessita de melhoria nos setores de estratégia e segurança, sendo necessário sempre acionar a Marinha de Guerra quando ocorre algum imprevisto. Na questão da logística, há uma grande diversidade de atuação no setor de transportes brasileiros considerando o pouco desenvolvimento desta no país.

Este sistema possui grandes capacidades e é primordial para as trocas de produtos entre os países, porém não é utilizado em toda a sua capacidade no Brasil devido ao grande uso de escoamento através de rodovias. Isto, além de trazer prejuízos para a economia nacional também prejudica as estradas.

O projeto de integração do Sistema Aquaviário com o transporte coletivo por ônibus na região da Grande Vitória Espírito Santo, apesar de ser usado para o transporte de massa, ainda é apenas um sonho.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


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