1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Conheça o Novo Mapa do Turismo do Espírito Santo

enviar por email

17/09/2017

Da Redação*

O Espírito Santo tem um novo mapeamento das regiões turísticas. As informações estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), na última  quinta-feira, dia 14.09. Dos 78 municípios capixabas, 62 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas. Em todo o país, foram identificados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 era uma das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur, para que o documento represente melhor a realidade do setor. Visando à multiplicidade de destinos no Brasil, a ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e os recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

Os municípios que não possuem vocação turística, não priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou não trabalham de forma cooperada com sua região não entraram no mapa.

“O Mapa do Turismo é uma ótima ferramenta para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois estas tiveram a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. Além disso, serve para as gestões analisarem suas formas de fomento do turismo, proporcionado mudanças significativas na gestão turística”, explicou a gerente de Gestão do Turismo, Carolina Fávero.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou por meio da Gerência de Gestão do Turismo, entre fevereiro e maio de 2017, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, em que dialogou com representantes do segmento do poder público municipal e de todo o trade local. 

O mapa elaborado nas oficinas foi apresentado e aprovado na 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que aconteceu no dia 22 de agosto, em Vitória.


Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

Este mapa define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013 e 2016. A Portaria Mtur nº205, de 9 de dez 2015, estabelece critérios para sua atualização. O último, elaborado em 2016, contou com 64 municípios capixabas categorizados.

Categorização do novo Mapa do Turismo

Os 62 municípios do Espírito Santo presentes no Mapa do Turismo 2017 estão divididos em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico que, muitas vezes, são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Fonte: MTur 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...