1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Renzo Vasconcellos Propõe Criar Fundo Estadual de Café

enviar por email

23/07/2021

Segundo deputado, objetivo é dar suporte financeiro a programas e projetos relacionados à cadeia produtiva

Por Aldo Aldesco, com edição de Angèle Murad 

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento econômico e social, a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café, o deputado Renzo Vasconcelos (PP) apresentou o Projeto de Lei (PL) 304/2021, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé). 

O novo fundo estadual tem a finalidade de dar suporte financeiro a planos, programas, projetos e ações desenvolvidos e relacionados à cadeia produtiva do café, beneficiando pessoas físicas e jurídicas no Espírito Santo. 

Segundo a proposta, o Fecafé será constituído de recursos provenientes de operações de crédito interno e externo, firmadas pelo Estado e destinadas ao fundo; doações, contribuições ou legados de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; receitas oriundas de multas a beneficiários dos recursos no caso de irregularidades na sua aplicação, entre outras fontes. 

O órgão gestor e agente executor do Fecafé será a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Um grupo coordenador vai integrar a estrutura do fundo, com a participação de vários órgãos do Executivo estadual, entidades capixabas do setor cafeeiro, Assembleia Legislativa (Ales) e Conselho Nacional do Café (CNC). Caberá ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) a função de agente financeiro do novo fundo.

De acordo com a argumentação do autor, o Espírito Santo é o segundo produtor cafeeiro do Brasil, produzindo 22% do café brasileiro, e tem participação de 35% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado. 

“Este fundo tem como principal atribuição auxiliar a plantação cafeeira do estado, que é a principal atividade agrícola capixaba, responsável por gerar mais de 400 mil empregos”, informa Renzo Vasconcelos.

O PL 304/2021 foi encaminhado para análise das comissões de Justiça, Agricultura e Finanças.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...