1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Dia 26 De Junho De 2022 Santa Teresa Comemora 147 Anos

enviar por email

21/02/2022

*Da Redação

O município de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo, no Brasil, Berço da colonização italiana no Brasil, vai comemorar no dia 26 de junho de 2022, 147 anos de existência, de acordo com os registros da Colonização Italiana no país. Hoje, a cidade onde predomina o turismo, o município é o maior produtor de uva e vinho do Espírito Santo, representando 80% da produção estadual. Em razão da pandemia, não há ainda uma informação oficial sobre as comemorações.
  
Apesar de ter sido fundado em 1875, a sua data da emancipação foi registrada em 22 de fevereiro de 1891. A sua população com 90% de descendência italiana, mantêm a tradição dos seus antepassados. Hoje, a cidade onde predomina o turismo, por causa das comidas italianos, o município passou a ser o maior produtor de uva e vinho do Espírito Santo, representando 80% da produção estadual.  

O Município

Município cercado pelas montanhas da região serrana do estado é um dos mais importantes destinos turísticos do Espírito Santo. Cultura marcante, meio ambiente preservado, clima agradável e gastronomia são os principais atrativos de Santa Teresa.

Com cerca de 40% de seu território coberto por Mata Atlântica preservada, destaca-se por ter uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo. Recentemente, por meio da Lei 226/2012, se tornou a Capital Estadual do Jazz e do Blues e é também conhecida como Terra dos beija-flores, das orquídeas e de Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil..

Segundo o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, a Expedição de Pietro Tabacchi, foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região norte da Itália para o Brasil. A primeira viagem de imigrantes aconteceu no dia 3 de janeiro de 1874 do Porto de Gênova, em um navio a vela, o "La Sofia", na expedição Tabacchi, e a segunda pelo "Rivadávia", ambos de bandeira francesa. O "La Sofia" chegou ao Brasil em 17/02/1874, com 386 famílias para as terras de Pietro Tabacchi, em Santa Cruz.

Contudo, oficialmente, a imigração teve início no Brasil com a chegada do navio "Rivadávia", que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para Santa Leopoldina, dentre as quais 60 famílias seguiram para Timbuí, onde no dia 26 de junho de 1875 foram contempladas com lotes territoriais, fundando assim Santa Teresa, denominada então, a primeira cidade de Colonização italiana do Brasil.

Fonte: A Expedição Tabacchi e Colônia Nova Trento - Renzo M. Grosselli -.Artgraf. Gráfica e Editora Ltda. Março/1991.

Consta que uma devota, no início da colonização, possuía um quadro de Santa Teresa de Ávila, em torno do qual os moradores se reuniam para rezar à hora do Angelus. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos locais para explicar a origem do nome Santa Teresa.

As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e, em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos se dedicaram à agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, tais como a videira e o bicho da seda.

A pequena Vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o Município de Santa Teresa. Em 1895 foram criadas a Comarca e a Paróquia. Em 1995 foi desmembrado o Distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo Município.

26 de junho

"Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil".

Em 17 de fevereiro de 1874 chegava ao porto de Vitoria o navio “La Sofia”, conduzindo 388 imigrantes italianos. Eles foram contratados por Pietro Tabacchi, que possuía a fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz. O empreendimento, porém, não prosperou, provocando descontentamentos e revoltas. Um grupo seguiu para colônias oficiais da Região Sul enquanto outros aceitaram a proposta do Governo do Espírito Santo para se instalar na “Colônia Imperial de Santa Leopoldina”, sendo direcionados ao Núcleo de Timbuhy, no atual município de Santa Teresa.

No acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), existem centenas de documentos que testemunham esse importante fato histórico. Dentre eles, está um ofício que mostra a existência de imigrantes na localidade em outubro de 1874. Trata-se de um pedido de ressarcimento feito pelo colono Francesco Merlo encaminhado no dia 28 de outubro de 1874 ao Presidente da Província. Francesco solicita do governo a restituição dos gastos que teve com a passagem da Itália à Colônia de Nova Trento, no valor de 122 fiorins, pelo fato de não ter sido reembolsado pelo contratante. Com base neste documento foi publicada a Lei 13.617, de 11 de janeiro de 2017, que reconhece, oficialmente, a cidade de Santa Teresa como a pioneira da imigração italiana no Brasil.
Material: Arquivo Público do Espírito Santo
www.ape.es.gov.br
Data da Emancipação: 22 de fevereiro de 1891
População com descendência italiana: aproximadamente 90% (Consulado Italiano no Espírito Santo – Jornal a Tribuna de 04 de março de 2010).
Origem: Norte da Itália – Trento, Veneto e Lombardia.

O que fazer em Santa Teresa
 
A 80 quilômetros da capital Vitória fica aquela que é considerada a mais italiana cidade do Espírito Santo. Com seus pouco mais de 23 mil habitantes, Santa Teresa não deixa a desejar quando o assunto é turismo, sendo bastante procurada por quem quer aventura ou mesmo um pouco de romance em plena serra capixaba.
 
Se você quer conhecer um pouco mais sobre Santa Teresa, precisa conferir as dicas a seguir, dos principais atrativos até as opções de hospedagem de melhor avaliação entre hóspedes. Prepare-se para se apaixonar por esse destino rico em cultura e de excelentes vinhos.
 
Seja de Vila Velha ou de Vitória, não é muito complicado chegar até Santa Teresa. Tendo um bom GPS ou aplicativo de rotas, basta acompanhar o trajeto, que é bem sinalizado. A cidade fica coladinha com Vitória e, pegando um trânsito livre, chega-se lá em cerca de uma hora. Há ainda a opção de ir de ônibus, sendo que eles partem de várias das cidades vizinhas.

Pequenina, Santa Teresa conta com poucos bairros, sendo que suas principais atrações estão na área central e no chamado Circuito Caravaggio.

Atrativos

Seja momentos de contato com a natureza ou uma ótima degustação de vinhos, são diversas as alternativas de lazer e turismo nas montanhas capixabas. Conheça abaixo alguns dos principais atrativos de Santa Teresa.

1. Centro Histórico e Rua do Lazer 
Casarões antigos e bem conservados fazem parte do Centro Histórico de Santa Teresa e são muito interessantes. Pertinho fica a bela Igreja Matriz de Santa Teresa D’ávila. Estando no centro, se você quiser encontrar um restaurante ou barzinho legal, dirija-se à Rua do Lazer. Trata-se de um verdadeiro polo de lazer e gastronomia, com boas opções para quem quer comer bem e curtir uma boa música ao vivo.

2. Praça Augusto Ruschi 
Conhecida pelos moradores da cidade como “jardim”, a praça Augusto Ruschi foi construída em 1936 e conta com inspirações europeias. Todo arborizado, o local encanta por suas flores coloridas e sua boa conservação. Boa opção para uma caminhada sem pressa. Embora não tenha um playground, há uma casinha com escorregador que faz sucesso entre a criançada.
Endereço: Av. Getulio Vargas, 34 – Eco.

3. Circuito Caravaggio 
Propriedades rurais lindas, boas opções de gastronomia e lazer, vinícolas, pousadas e diversão. O Circuito Caravaggio de Santa Teresa consiste em um trecho de 14 quilômetros no caminho do Valão do São Lourenço e da Estrada Caravaggio. O circuito é recheado de locais legais para se conhecer, sendo que vários deles abrem suas portas apenas aos finais de semana. Destaque para a vinícola Rassele, a Rampa do Caravaggio, a Casa dos Espumantes e o restaurante Villagio Zamprogno.

4. Casa Lambert
Tombada como Patrimônio Histórico Estadual, a Casa Lambert está entre as primeiras construções que foram feitas em Santa Teresa. Antes ela era residência de imigrantes italianos, hoje é um museu que resgata um pouco dessa época vivida há tantas décadas no município. Além de paredes repletas de fotografias, por lá é possível conferir diferentes objetos de época, painéis e registros. A visita guiada é muito interessante.
Endereço: Rod. Josil Espíndola Agostini, 578-598 – São Lourenço.
Valor de entrada: grátis.
Horário de funcionamento: sextas, sábados e feriados – 8h às 11h e 12h às 16h. Domingos – 8h às 11h e de 12h às 17h.

5. Museu de Biologia Professor Mello Leitão 
Localizado bem no centro da cidade, o Museu Mello Leitão foi criado em 1949 e conta com uma gigantesca área verde preservada. É praticamente uma imersão em uma fabulosa floresta, com um charmoso córrego, árvores e flores das mais variadas espécies. Há, ainda, áreas com cobras, macacos, tartarugas e aves. Uma das partes mais bonitas – e fotografadas – é a varanda dos colibris, com dezenas de beija-flores bebericando água em potinhos pendurados.
Endereço: Av. José Ruschi, 4.
Valor de entrada: gratuita.
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 8h às 17h.

6. Vinícolas
VINÍCOLA TOMAZELLI
Muitos lugares do Brasil se destacam pela sua produção de vinhos e Santa Teresa é um deles. A produção de uva e de vinho movimenta a economia da região e proporciona ótimas experiências a seus visitantes. São diversas as vinícolas que promovem visitação e degustação. Que tal um tour por algumas? Sugestões: Vinícola Ziviani, Vinícola Tabocas, Vinícola Tomazelli e Vinícola Melício Montibeller.

Outro ponto que merece a sua visita é a Rampa do Caravaggio, mirante e pista de voo livre. Fica dentro do Circuito Caravaggio.

Pousadas em Santa Teresa
Contato com a natureza, conforto e gentileza são alguns dos pontos altos das pousadas de Santa Teresa. 

01. CASA DA NONNA POUSADA

Uma das mais recentes opções de hospedagem em Santa Teresa, a Casa da Nonna Pousada tem como pontos altos seu aconchego e o atendimento gentil dos proprietários. As acomodações são novinhas, limpas e arejadas. A localização é excelente, mas não há estacionamento próprio no local.
Endereço: Ladeira Virgílio Lambert, 14 – Centro.
Diária: suíte: a diária casal com café da manhã é R$230. Quarto com banheiro compartilhado, a diária casal com café da manhã é R$180.

O prédio de três pavimentos na cor marrom claro está localizado na área urbana central da cidade, perto de tudo, e você não precisa sair de carro. Funciona nos finais de semana e nos feriados. É bem avaliada com informações dos próprios hospedes.

A Casa da Nonna Pousada foi inaugurada em abril de 2018, quando começou a receber os primeiros hospedes de municípios capixabas, principalmente de Vitória. Com as divulgações em catálogos de turismos a pousada começou a receber hóspedes de outros estados, que foram conhecer Santa Teresa, a primeira cidade italiana do Brasil. 

É uma excelente opção, principalmente, para quem não dispõe de meio de transporte próprio. A pousada é muito bem localizada (perto da rodoviária, de bares, restaurantes, padarias, farmácias, pontos de táxi e etc.). Os quartos, apesar de simples, são muito bem organizados e limpos. O café da manhã também é muito bem servido e saboroso. A Célia Giuberti (proprietária) é uma pessoa muito solícita e simpática. Sem dúvidas, não há relação custo x benefício melhor em Santa Teresa.

Para atender aos hospedes, a pousada oferece nove suítes (com banheiros privativos, frigobar e ar condicionado) e dois quartos com frigobar, ar condicionado e banheiro compartilhado. Oferece café da manhã e por isto o gerenciamento e o atendimento aos hospedes são feitos pela proprietária, a microempresária Célia Giuberti que é auxiliada por uma funcionária. Elas utilizam uma cozinha simples com pratos, taças, talheres, copos, fogão, geladeira e a misteira que atendem perfeitamente os hospedes que fazem questão de contribuir com as avaliações da pousada, postando o que sentiram lá.

As reservas podem ser feitas pelo watzapp (27) 996201508, o pagamento pode ser feito através de cartão. Caso o hóspede desista da reserva, deverá avisar com antecedência de 48 horas. Casa da Nonna Pousada fica localizada na Ladeira Virgílio Lambert, número 14, no Centro, no município de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. O CEP é 29.650.000 e os contatos e reservas podem ser feitos pelo (27) 99620.1508 e e-mail: reserva@casadanonnapousada.com.br e direto com Celia Giuberti pelo e-mail: celia.giuberti@gmail.com e  no instagram: /CASADANONNA.POUSADA

Histórico

A gerente da pousada, Celia Giuberti é filha de Dilce Angelina Zanotelli Giuberti e Hugo Oberdan Roncon Gilberti e neta do italiano Angelo Giuberti, filho dos imigrantes Luigi Giuberti e Teresa Camorali ambos da Província de Mantova, Comunidade de San Benedetto Pó, do Norte da Itália.

 A família Giuberti adquiriu o prédio da família Vervloetem1986, para transformá-lo em um setor comercial. No início funcionou lá a agência do Banco do Brasil, e durante o decorrer dos anos casas de secos e molhados e lojas uma fonte de renda da família. 

A idéia da pousada ocorreu quando a mãe da Célia, dona Dilce construiu no último andar do prédio a nova residência dela, e desta forma o primeiro andar ficou vazio. Foi então que a família Giuberti teve a idéia de ocupar a parte vazia do primeiro andar,  construindo lá, alguns quartos para alugá-los.

Como dona Dilce é uma empreendedora sugeriu à Célia estender os quartos para a parte mais antiga do prédio e montar uma pousada turística para a cidade. A reforma durou um ano e meio e em abril de 2018 foi inaugurada a CASA DA NONNA POUSADA.

Célia Giuberti

Ela conta que, “eu saí de Santa Teresa quando tinha 17 anos, fui morar em Vitória para estudar, comecei a trabalhar em um banco para estudar e vivi por 32 anos na capital do Estado, onde casei e tive filhos.  Como boa teresense sonhava em voltar a doce terra dos colibris! E acredite foi a decisão mais fácil de eu tomar! Amo estar aqui morando novamente em minha terra natal”, disse a gerente da pousada.

Célia revelou que ficou animada com o retorno da idéia da pousada. “Vários hospedes fazem questão de propagarem a Casa da Nonna e dão ótimas recomendações para os amigos, informando que a pousada é um ambiente limpo e agradável e o atendimento é maravilhoso. Isto nos alegra e muito”, disse Célia.

Segundo Célia, a pousada fica no coração do centro de Santa Teresa perto de tudo e ninguém precisa sair de carro. Fica a poucos metros da Rua do Lazer, da igreja, da maioria dos restaurantes e lojas comerciais da cidade. É perto da rodoviária, de bares, restaurantes, padarias, farmácias, pontos de táxi e entre outras coisas mais. Célia disse que “os quartos, apesar de simples, são muito bem organizados e limpos. O café da manhã também é muito bem servido e saboroso. Isto é o que ouço e leio nas manifestações dos hospedes”.

Excelente opção, principalmente, para quem não dispõe de meio de transporte próprio. A pousada é muito bem localizada (perto da rodoviária, de bares, restaurantes, padarias, farmácias, pontos de táxi e etc.). Os quartos, apesar de simples, são muito bem organizados e limpos. O café da manhã também é muito bem servido e saboroso. A Célia (proprietária) é uma pessoa muito solícita e simpática. Sem dúvidas, não há relação custo x benefício melhor em Santa Teresa. 

2. Pousada Passárgada 
Localizada a 7 quilômetros do centro de Santa Teresa, a Pousada Passágarda oferece uma experiência de integração com a natureza aos seus hóspedes. Os apartamentos são simples, mas arejados, limpos e confortáveis. O destaque fica por conta de tudo que há ao redor da pousada: uma extensa e atrativa área verde, piscina, vista para as montanhas, área de jogos, restaurante, horta orgânica e muito mais. Um charme.
Endereço: Estrada do Radar, Km 07 – Aparecidinha.
Diária: casal com café da manhã R$200; criança de zero a 5 anos não paga, de 6 a 12 anos R$50 e acima de 12 anos a cama extra é R$70.

3. Pousada Valle di Trento 
Sabe aquele tipo de lugar que é um verdadeiro achado? A Valle di Trento se adequa muito a essa descrição. Com bom custo-benefício, a pousada oferece quartos amplos, limpinhos e confortáveis, café da manhã com muita variedade, decoração bem pensada e atendimento muito gentil, tanto da parte dos proprietários quanto dos demais funcionários.
Endereço: R. Orlindo Tonini, 170 – Dois Pinheiros.
Diária: R$280 (casal), incluindo café da manhã, estacionamento e wi-fi.

4. Pousada Caravaggio 
Participante do Circuito Caravaggio, essa pousada tem como maior diferencial a estrutura que abriga grupos de até 200 pessoas. Cada uma das acomodações abriga de 1 até 5 pessoas e conta com wi-fi, banheiro privativo, ventilador, televisão, frigobar e café da manhã. Entre as opções de lazer há piscina, área de churrasco e mesa de sinuca. Não muito longe dali fica a Igreja Matriz, a Rua do Lazer e diferentes cantinas e vinícolas.
Endereço: R. Luigi Angeli, 191 – Circuito Caravaggio, São Lourenço.
Diária: R$235.

5. Ecopousada Garten Haus
Um recanto de paz nas montanhas capixabas. Essa é a proposta da Garten Haus Ecopousada, que é muito bem localizada e bem avaliada quanto a sua hospitalidade. As acomodações são modernas e muito agradáveis. O melhor de tudo, porém, é adormecer ao som da cachoeira. Uma experiência e tanto para quem procura por descanso.
Endereço: Rod. Josil Espíndola Agostini, km 02 – Santo Antônio da Penha.
Diária: a partir de R$143.

6. Hotel Solar dos Colibris 
Com apartamentos, restaurante, área de lazer e auditório, o Solar dos Colibris é uma excelente alternativa para quem viaja a negócios. Todas as acomodações oferecem televisão, frigobar, wi-fi e telefone. Há opções com e sem ar condicionado. O café da manhã conta com várias delícias caseiras, como pães, biscoitos, bolos e geleias.
Endereço: Av. dos Manacás, 400 – Montanha.
Diária: a partir de R$175.

7. Pousada Villa Theodora 
O diferencial da Pousada Villa Theodora é a charmosa área verde que a rodeia, que proporciona um agradável contato com a natureza. O local é muito procurado por famílias em busca de descanso e sossego. Por lá as temperaturas costumam ser muito agradáveis e a vista das janelas é um espetáculo à parte.
Endereço: Estrada Aparecedinha, s/n – Moinhos de Vento.
Diária: suíte sem varanda, R$300; com varanda, R$ 350,00. Café da manhã incluso.
Dá vontade de ficar um dia em cada um desses locais…

Dicas de quem já foi a Santa Teresa
Se você não viaja para algum lugar sem antes saber a opinião de outros turistas, não pode deixar de conferir a seleção de vídeos abaixo. Dicas, roteiros, imagens fantásticas e muito mais.

Cinco lugares que você precisa conhecer em Santa Teresa

Uma maneira bacana de conhecer um destino em detalhes é conversando com seus moradores. No vídeo acima, as dicas são dadas por quem nasceu em Santa Teresa. Ou seja, sugestões certeiras. Museu Mello Leitão, Rua do Lazer e cachoeira do Country Club são três das sugestões de locais para conhecer. Play para saber quais são as outras.

Vlog em Santa Teresa

Passeio em fábrica e biscoitos, tour em vinícola, visita a museu. Essas são as três paradas apresentadas no vlog de Poliani Stinghel durante seu passeio em família. Todos os locais são boas pedidas para ir com crianças. Portanto, se você viaja com os pequenos, não deixe de anotar as dicas.

Roteiro de 3 dias em Santa Teresa

Um dia pode ser muito pouco para quem quer conhecer Santa Teresa de forma mais aprofundada. Que tal um feriado prolongado? O vídeo acima traz um roteiro sugestivo de 3 dias em Santa Teresa, com direito a passeio para conhecer o processo de fabricação de vinhos, passando pela rampa de voo livre Amauri Fernandes e tour gastronômico.

Circuito Caravaggio em Santa Teresa

Quais são os locais mais legais de se conhecer ao longo dos 14 quilômetros do Circuito Caravaggio? Praticamente todos! Isso porque cada um dos lugares guarda suas particularidades e seu próprio charme. No entanto, reserve alguns minutos do seu roteiro para curtir as seguintes sugestões: a Casa do Lambert, a rampa de voo livre e a Casa de Licores.  
 

 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...