1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

“Livro Victor Frond” Sobre Primeiras Fotos do ES é Lançado Por Capixaba

enviar por email

29/05/2016 - por Paulo César Dutra

O diretor geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto lança no Museu da Vale, em Vila Velha, Estado do Espírito Santo, no Brasil, o seu livro "Victor Frond - 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo" e abre a exposição com as primeiras fotografias do Espírito Santo. As fotografias feitas pelo francês Jean Victor Frond (1821-1881) são do ano de 1860. Ele era um dos fotógrafos do Imperador Dom Pedro II.

O lançamento do livro e abertura da exposição fotográfica acontece às 19 horas, da próxima quarta-feira, dia 1 de junho. O Museu da Vale fica localizado na antiga Estação Pedro Nolasco da ferrovia Vitória-Minas, no bairro de Argolas, às margens da baía de Vitória, em Vila Velha. Uma das atrações são as fotografia de Vitória, no século XIX, era uma cidade de casarios coloniais e ruas e ladeiras escuras e estreitas.

As fotografias feitas por Jean Victor Frond (1821-1881) são do ano de 1860 e trata-se de uma série de panoramas. Frond era oriundo de uma família camponesa da região de Lot, no sul da França. Antes de exercer seu novo ofício ele atuou como subtenente na 4ª Companhia do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Paris. Foi militante republicano e participou de barricadas e revoltas contra Napoleão Bonaparte. Em 1852 foi preso e sentenciado com a pena máxima, sendo deportado para a Argélia. Empreendeu uma fuga do cativeiro norte africano e exilou-se na Inglaterra, onde reencontrou seus companheiros de luta. Após, transferiu-se para Portugal e estudou fotografia.

Ao chegar ao Brasil, Frond montou um ateliê, recebendo o reconhecimento da Casa Imperial e tornando-se um dos fotógrafos do imperador. Foi considerado um dos melhores profissionais do ramo na época. Após o sucesso das primeiras  fotografias do Rio de Janeiro, Frond expandiu sua meta retratando e descrevendo outras províncias do Brasil, principalmente as de Pernambuco e Bahia. 

O Espírito Santo também foi inserido nesse roteiro. Frond é então contratado pelo governo imperial, com recursos do Departamento Geral de Terras, para excursionar pelo interior, seguindo o mesmo itinerário trilhado pelo monarca Dom Pedro II nas terras capixabas, incluído a província no projeto foto-publicista do “Brasil Pitoresco”. 

Frond produziu as fotografias quando acompanhou a viagem do naturalista e explorador suíço Johan Jacob von Tschudi (1818 – 1889), tanto de Vitória como das colônias agrícolas de imigrantes. Tschudi havia sido nomeado embaixador da Confederação Helvética no Brasil e estudou os problemas dos imigrantes suíços em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A tradução de seu relatório das visitas às províncias foi publicada pelo APEES, com as fotografias de Frond, devidamente identificadas.

Para conhecer essas imagens e histórias que formam a memória capixaba, Cilmar Franceschetto escreveu um livro e fará uma exposição das fotos de Frond que o Arquivo Público dispõe de um banco com aproximadamente 50 mil fotografias. A digitalização pode ser solicitada na sede do APEES localizada à Rua Sete de Setembro, nº414, no Centro de Vitória. Telefones (27) 3636-6117 e (27) 99633-3558  ou pelo e-mail:
comunicacao@ape.es.gov.br

leia mais sobre esta matéria, no assunto CULTURA/ARTES

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...