1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Mario Sabino: Hebe E A Dica Sobre A Odebrecht

enviar por email

05/09/2020

*Da Redação 
“Ao navegar no Twitter numa das minhas madrugadas insones, deparei com a entrevista da apresentadora Hebe Camargo ao programa Roda Viva, em 1987”, conta Mario Sabino na Crusoé desta semana. “Apenas uma mulher figurava entre os entrevistadores, mas a entrevistada nocauteou todos os homens presentes”. 
“A minha primeira entrevista publicada na Veja foi com ela, em 21 de dezembro de 1994. Hebe estava com 65 anos e completava meio século de carreira (…)”. 
Em certo momento da entrevista, ocorreu este diálogo: 
“A senhora vive numa bela casa de muros altos, tem uma valiosa coleção de joias e costuma gastar em restaurantes quantias inimagináveis para os moradores das favelas que existem não muito longe do seu jardim. O abismo entre as classes sociais brasileiras não lhe parece extremamente profundo? 
Hebe: Nunca escondi o fato de viver na opulência. Só que o meu padrão de vida foi conquistado à custa de trabalho. Posso ostentar minhas joias porque paguei por todas elas. No meu tempo não existia a Odebrecht. O abismo social existe, é claro, mas acho que também é muito fomentado. Hoje, ninguém tem o direito de melhorar. Quem sobe na vida é olhado com desconfiança. 
(Sim, senhores, Hebe disse que, no tempo dela, “não existia a Odebrecht”. Foi mais uma a dar a dica onze anos antes da eclosão do mensalão — e ninguém foi atrás, alguns por conveniência. Os burros éramos nós, não ela, tantas vezes depreciada por jornalistas e intelectuais).
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...