A BR-342 que é uma rodovia federal diagonal brasileira, liga o município de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, a Linhares, no Espírito Santo, passando pelo nordeste de Minas Gerais. Essa rodovia ainda possui vários trechos ainda não pavimentados ou não implantados, possuindo poucos trechos asfaltados. Entre Ecoporanga (ES) e Ataléia (MG), em um trecho de 66 quilômetros, passando pelas localidades de Santa Rita e Ribeirãozinho, no percurso de 47 quilômetros entre Ecoporanga e a divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, todo o serviço de terraplanagem está perdido. E co,m isto, naquela região, a rodovia está desaparecendo do mapa.
Esta é a situação da rodovia BR 342, que deveria ligar a rodovia BR 116, em Teófilo Otoni (MG), à rodovia BR 101, em Sooretama (ES). As crateras que se formaram nos lugares das estradas, se tornaram um desperdício de dinheiro público. No Espírito Santo são 233,4 km de estradas, dos quais apenas 20 quilômetros estão pavimentados entre a rodovias estaduais ES-220 e a ES-130 e o trecho final entre Sooretama e Linhares, que coincide com a rodovia BR-101.
A senadora Rose de Freitas (Podemos) conseguiu liberar R$ 210 milhões para pagar 80 quilômetros da execução da obra, uma vez que 55 quilômetros já foram realizados da rodovia federal BR-342 aqui no Estado, que foram incluídos no processo das obras, através de uma emenda da parlamentar no Plano Plurianual, que é a base do orçamento. A obra da rodovia BR-342 parada no Espírito Santo poderia ter sido retomada, no ano passado, mas isto não aconteceu.