1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Bolsonaro Abre Vantagem De 16 Pontos Sobre Haddad

enviar por email

26/10/2018

Por: Mentha Filho*   
 
Segundo última pesquisa XP/Ipespe, divulgada hoje, dia 26, e realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, o Jair Bolsonaro (PSL) tem 58% dos votos válidos, contra 42% do candidato do PT, no segundo turno. A pesquisa XP/Ipespe está devidamente registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-08283/2018. A margem máxima de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
 
Os números levantados são os mesmos da pesquisa última feita instituto, divulgado na última sexta-feira (19), que vem reforçar a posição do eleitor junto ao parlamentar para o segundo turno no próximo domingo (28).

Haddad, que teria que ter reduzido a diferença não conseguiu subir na preferência do eleitor. Para uma virada, o petista teria que diariamente, subir em mais de 8 pontos, o que seria um movimento inédito para esta eleição presidencial.
 
Em números, levando em conta o total de votos válidos no primeiro turno,  Fernando Haddad precisaria da conversão de mais de 8,5 milhões de votos, o que daria o equivalente a votos válidos de todo o estado do Rio de Janeiro no turno de outubro. Lembrando que nestes dois dias não haverá propaganda eleitoral  na televisão e no rádio.

Bolsonaro mantém a mesma vantagem de quando uma simulação de segundo foi feita em julho, pela mesma pesquisa XP/Ipespe, na época, Fernando Haddad era apenas um nome visto com a possibilidade de substituir o ex-presidente Lula, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
Desconhecido por 27% do eleitorado na época, hoje 10% ainda dizem não conhecê-lo o suficiente, fator que dificulta mais o poder de reação do petista. No total dos votos, Bolsonaro tem apoio de 51% dos eleitores, enquanto Haddad tem 37%
Considerando votos totais, a pesquisa XP/Ipespe desta sexta, mostra Jair Bolsonaro obtendo o apoio de 51% do eleitorado, enquanto Haddad vem com 37%. Votos nulos, em branco e indecisos somam 12%.

Ressaltando, que o índice de votos nulos, em branco e indecisos somando 12%, pode ser um número relevante na disputa eleitoral, mostrando o contingente do eleitorado que não apoia nenhum dos dois candidatos. Estes eleitores poderiam fazer a diferença, desde que convencidos a fazer uma opção por um dos candidatos, no caso para Fernando Haddad, que em nenhum momento destra eleição em pesquisas  para o segundo, apareceu na frente de Bolsonaro.

Bolsonaro lidera com ampla vantagem nas regiões Sul e Centro-oeste
As maiores diferenças entre Haddad e Bolsonaro são notadas nas regiões Sul (62% a 28%) e Centro-oeste (68% a 26%); entre os homens (57% a 33%); com Ensino Médio (57% a 32%); e de classe C, com renda familiar mensal entre 2 e 5 salários mínimos (61% a 30%).

A pesquisa XP/Ipespe foi feita entre os dias 23 e 24 de outubro e o levantamento foi feito por telefone, ouvindo 2.000 entrevistados, em todas as regiões do Brasil.

“Os questionários foram aplicados “ao vivo” por entrevistadores, com aleatoriedade na leitura dos nomes dos candidatos nas perguntas estimuladas, e submetidos a verificação posterior em 20% dos casos. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou trabalho) e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc”.

  Eleitores Já Decidiram  

Por:  Guilherme Seto *
 
 A grande maioria dos eleitores já decidiu se votará em Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, que será definido no domingo (28). Levantamento do Datafolha realizado entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25) mostra que 91% dos consultados disseram que não mudarão mais as suas escolhas.

Trata-se de número praticamente idêntico ao apresentado em pesquisa anterior do Datafolha, realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, que mostrava que 90% dos entrevistados já haviam resolvido seus votos.

Entre os eleitores do candidato do PSL o grau de decisão é ligeiramente superior. Nesse grupo, 94% disseram que estão totalmente decididos a votar em Bolsonaro, e 6% admitem a possibilidade de mudar de ideia. A pesquisa anterior do Datafolha apontou que 95% dos eleitores do militar tinham certeza do voto.

Entre aqueles que preferem Haddad, 91% dizem que não mudarão o voto, valor superior ao apresentado na pesquisa anterior, de 89%. Sendo assim, 9% ainda deixam aberta a chance de trocarem de escolha.

Pesquisa do Datafolha de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (25) mostrou que a distância  entre os candidatos c aiu de 18 para 12 pontos em uma semana.

A três dias do segundo turno, o deputado tem 56% dos votos válidos, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. No levantamento passado, apurado em 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% a 41%.

Tanto a queda de Bolsonaro quanto a subida de Haddad se deram acima da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O resultado é a mais expressiva mudança na curva das intenções de voto no segundo turno até aqui, e reflete um período de exposição negativa para o deputado do PSL.

No período, emergiu o caso do WhatsApp, revelado em reportagem da Folha de S.Paulo que mostrou como empresários compraram pacotes de impulsionamento de mensagens contra o PT pelo aplicativo. A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal abriram investigações.

No domingo (21), viralizou o vídeo da palestra de um de seus filhos, o deputado reeleito Eduardo (PSL-SP), em que ele sugere que basta “um soldado e um cabo” para fechar o Supremo Tribunal Federal em caso de contestação de uma vitória de seu pai.

Em votos totais, Bolsonaro tem 48%, ante 38% de Haddad e 6% de indecisos. Há 8% de eleitores que declaram que irão votar branco ou nulo. Desses, 22% afirmam que podem mudar de ideia até o dia da eleição.

O deputado perdeu apoio em todas as regiões do país, embora mantenha sua liderança uniforme, exceto no Nordeste, onde Haddad tem 56% dos votos totais e Bolsonaro, 30%.

A pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05743/2018. Os contratantes da pesquisa foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo. mostra Datafolha   ( São Paulo, SP -FOLHAPRESS).
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...