1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

TCU Libera Início Das Obras do Contorno do Mestre Álvaro

enviar por email

25/04/2018

A senadora Rose de Freitas e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, comemoraram o resultado a decisão do Tribunal de Contas da União - TCU que autorizou na noite desta quarta-feira (25) o início das obras do Contorno do Mestre Álvaro (BR-101), no município da Serra, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. O plenário do TCU seguiu o voto favorável do relator, ministro Augusto Sherman, que na noite de ontem, terça-feira (24) já havia adiantado seu posicionamento à senadora Rose de Freitas (PODE). Rose acompanhou a sessão desta quarta por meio da assessoria.

Com a decisão, o TCU revoga a medida cautelar que impedia o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizar o consórcio vencedor da licitação a começar os trabalhos. No entanto, impõe algumas exigências que devem ser cumpridas pelo DNIT para evitar nova paralisação.

O órgão terá 15 dias, a contar da data de publicação do acórdão, para detalhar ao TCU o plano de execução das obras. “Em especial, a minimização do desequilíbrio entre o faturamento e os respectivos custos dos serviços ao longo da obra”, diz trecho da decisão.

Além disso, o DNIT deve apresentar avaliação da repercussão do regime de chuvas sobre o cronograma da obra e seus eventuais impactos - e definir solução para o caso. Outra exigência é o equilíbrio dos custos atuais da obra sobre os valores da proposta do consórcio construtor.

Após a emissão da ordem de serviço, o DNIT terá também 10 dias para encaminhar ao TCU “o cronograma de execução e faturamento, em conformidade com o plano de execução da obra, bem como os relatórios de medição”, que serão estabelecidos pela Secretaria de Controle Externo no Espírito Santo (Secex-ES), órgão ligado ao TCU.

Participaram da votação os ministros Raimundo Carreiro (presidente), Aroldo Cedraz, José Múcio Monteiro, Vital do Rêgo, Augusto Sherman (relator), Marcos Bemquerer Costa e André Luís de Carvalho. O ministro André Luis de Carvalho alegou impedimento para votar o relatório. O voto de cada ministro, segundo a assessoria do Tribunal, deverá ser revelado no site do TCU em até três dias úteis após a sessão.

 Voto – Para decidir o voto, o ministro Augusto Sherman considerou a alteração da responsabilidade da condução da obra – que passou para o Estado e voltou para a União – e as providências adotadas pelo DNIT para corrigir as distorções no projeto executivo. Ele também ressaltou a aprovação dos projetos básico e executivo “em sua integralidade”.

“Assim, entendo que se possa revogar a medida cautelar para permitir o início das obras. Por outro lado, considero ser necessário que os elementos faltantes sejam encaminhados ao Tribunal para reavaliação da situação. Consequentemente, cumpre fixar o prazo de 15 dias para que o DNIT elabore e envie a documentação complementar necessária”, sentenciou o ministro, que citou em seu voto reunião com a senadora Rose.

“Hoje nós conseguimos superar mais um obstáculo. Essa estrada eu digo que a gente conhece, de lutar pelas coisas do Estado. Mas o tamanho das pedras às vezes é surpreendente. E essa pedra nós pulamos e a obra vai recomeçar. Parabéns ao prefeito da Serra, à bancada que contribuiu para o debate. É assim que se faz, trabalhando e seguindo em frente”, comemorou Rose.

Já Audifax agradeceu a parceria com a senadora e reforçou a relevância da obra. “Essa obra será de muita importância para Serra e para o Espírito Santo. A parceria e o empenho da senadora Rose de Freitas foram fundamentais para a liberação do Contorno do Mestre Álvaro. Quem ama cuida e proporciona resultados concretos para a população”, destacou o prefeito.

 Obra - Considerado um dos projetos de infraestrutura viária mais importantes da Grande Vitória, o Contorno do Mestre Álvaro ajudará a reduzir em 35% o tráfego na BR-101, na Serra. A obra compreende 18 quilômetros de um trecho da BR-101 que passa atrás do Morro do Mestre Álvaro. O empreendimento orçado em R$ 309 milhões conta com cerca de R$ 100 milhões já empenhados no Orçamento Geral da União. Com informação da assessoria de comunicação da senadora. 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...